Mural de recados
(129)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
(79) Ladislau Dowbor
29 - 08 - 2013
email

Caros,
Artigo de primeira importancia, em ingles, sobre o funcionamento do mercado mundial de commodities (petroleo, graos etc) Estrutura de manipulacao e poder mundial de intermediarios, os 16 operadores mundiais que controlam o conjunto. Publicado por Reuters, insuspeito de qualquer tendencia progressista. É um documento de trabalho. Cerca de 5 p., e ficha dos 16 mega grupos mundiais



http://www.reuters.com/article/2011/10/28/us-commodities-houses-idUSTRE79R4S320111028

(78) Ladislau
26 - 08 - 2013
email

Caros, queria chamar a atenção de vocês para algumas novidades:

1) Colocamos online um artigo sobre os custos da intermediação comercial e a necessidade de complementar a metodologia de cálculo da inflação. O artigo, Produtores, Intermediários e Consumidores, [http://dowbor.org/2013/08/produtores-intermediarios-e-consumidores-o-enfoque-da-cadeia-de-precos-agosto-20134p.html/] na realidade uma nota técnica, foi republicado em numerosas newsletters, em particular Outras Palavras [http://outraspalavras.net/capa/assim-constroi-se-planeta-desigual/] e Mercado Ético [http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/produtores-intermediarios-e-consumidores-o-enfoque-da-cadeia-de-precos/] . São 4 páginas, texto leve.

2) O filme Hannah Arendt fez muita gente refletir sobre a banalização da violência, permitindo um tipo de recuo sobre o que estamos fazendo nas nossas sociedades. O filme Repare Bem [https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=591717904201014&id=268752939830847], que ganhou o premio internacional no festival de Gramado, traz esta discussão para a atualidade recente e para a realidade brasileira. Não deixem de ver os dois filmes. Sobre Hannah Arendt, e a questão da violência, estou disponibilizando uma nota [http://dowbor.org/2013/08/hannah-arendt-alem-do-filme-agosto-2013-3p.html/] . Aliás um bom complemento é o filme Fantasmas de Abu Ghraib, [http://dowbor.org/2013/08/fantasmas-de-abu-ghraib-ghosts-of-abu-ghraib-agosto-20131h17min.html/] sobre como este cancro da violência oficial e legal se desenvolve no Oriente médio. Queremos mais do que PIB, queremos vida civilizada.

3) Osvaldo Martins elaborou uma pesquisa de mestrado sobre a gestão do território, um bom texto para quem se interessa pelo desenvolvimento local integrado. Fazer funcionar o Brasil significa em particular fazer funcionar os 5.565 territórios municipais que constituem os blocos com os quais se constrói o Brasil. Veja em Pesquisas Conexas [http://dowbor.org/2013/08/osvaldo-martins-gestao-territorial-os-vetores-do-desenvolvimento-local-sustentavel-dissertacao-de-mestrado-na-puc-sp-defendida-em-agosto-de-2013-orientacao-do-prof-arnoldo-de-h.html/].


Queria dizer aos que estão apenas recentemente se familiarizando com o nosso blog dowbor.org [http://dowbor.org/], que todos os textos estão disponíveis em Creative Commons [http://creativecommons.org/], podendo portanto ser livremente disponibilizados para fins não comerciais. Gostaria muito que nos alertem para qualquer dificuldade de acesso ou navegação no site, é um instrumento de trabalho de todos nós.

Uma boa notícia é que na semana passada a Universidade da Califórnia, um gigante universitário nos EUA, decidiu colocar todas as suas publicações e pesquisas também com livre acesso CC, ampliando a rede que já inclui o MIT, Harvard, 12 principais universidades chinesas e muitos outros. Aqui ainda estamos frequentemente entalados na fase de xerox de capítulos de livros, situação pré-histórica em termos de processos de construção científica colaborativa moderna.

E nos falam em pirataria como se ainda estivéssemos no tempo das caravelas.

Um abraço, Ladislau


(77) ivan kurtz
19 - 08 - 2013
email

Remendando meu recado anterior: corporação mais poderosa do planeta e que tem mais gente empregada é o Pentágono. Sobre o qual o presidente dos EUA não tem poder real.
Logo, o que acontece hoje na Europa é a autoflagelação do SISTEMA EUROPA, a partir de suas classes dirigentes, em favor da manutenção da ordem imperial dirigida pelo Pentágono. Para ter mais alguns anos de vida o império precisa se alimentar dos destroços da Europa. E a Alemanha segue a triste política de achar que quem cai por último cai melhor, e o Reino Unido crê que na sua política de relações preferenciais com os EUA será poupado da sanha devoradora.


(76) ivan kurtz
19 - 08 - 2013
email

Dr. Dowbor,

Acabo de ler (em 2 dias) o seu MOSAICO PARTIDO. Delicioso, e a meu ver o senhor errou feio em apenas um prognóstico: que a União Européia com o seu Euro viria a rivalizar poder econômico e militar com os EUA.

Acho que o seu erro deriva da interpretação economicista de que são os fatos econômicos (e não o valor humano dos sujeitos - a antiga virtus latina) que movem a História. Erro similar ao empregado na análise marxista que entende ter sido o capitalismo e suas necessidades que teria criado o Estado moderno, e não o contrário, ou seja, as necessidades de uma indústria militar do Estado moderno que teria criado o capitalismo.

Neste sentido indico um pensador autodidata e inusitado que tenho acompanhado com atenção: FÉLIX RODRIGO MORA. E peço o palpite do senhor a respeito do mesmo.
www.felixrodrigomora.net

Entrevista dele sobre poscapitalismo:
http://www.youtube.com/watch?v=KoGtqY1kCoQ







(75) Ladislau Dowbor
10 - 08 - 2013
email

Leonardo, é muito interessante sim, vai na linha do crowd-sourcing, funciona, veja por exemplo o enorme sucesso da Wikipedia, construção planetária colaborativa de conhecimento científico enciclopédico, veja o Wikinnomics, o Clay Shirky e tantos outros. No meu site, veja o artigo "Da propriedade intelectual à sociedade do conhecimento". Eu tive reuniões com o pessoal entrevistado, deram um banho de conhecimento, de gestão em rede, de jornalismo competente (e não apenas de defesa de uma agenda) e de ética (e não apenas maximizar audiência para valorizar a venda de espaço publicitário). A mídia comercial(que os entrevistadores chamaram de "mídia histórica", e os entrevistados de mídia "velha" e "analógica").

Fiquei muito feliz de ver mais de 200 mil acessos à entrevista no Youtube, afora os que viram diretamente no Roda Viva. A nossa mídia velha do oligopólio e conexões vergonhosas, as mensagens de ódio da Veja, tudo isto cheira a um universo podre. As novas mídias trazem janelas abertas e ar fresco.

(74) Ladislau Dowbor
10 - 08 - 2013
email

Ana, a melhor visão de conjunto está no documentário Trabalho Interno (Inside Job)que obteve o Oscar de documentário. Veja duas vezes, na primeira a história prende, na segunda se atenta mais para os mecanismos. Pegue no meu site o artigo A Crise Financeira sem Mistérios, ajuda bastante. E passe a consultar regularmente o Guardian, sempre tem matérias sobre o desenrolar da novela da crise. Um abraço, Ladislau

(73) Ladislau Dowbor
10 - 08 - 2013
email

Caros, saiu um instrumento de trabalho de excelente qualidade informativa sobre a evolução da realidade socio-econômica dos 5565 municípios do Brasil nas duas últimas décadas.É o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, IDHM. Mostra avanços impressionantes, é acima de qualquer suspeita em termos metodológicos, envolvendo três instituições de primeira linha, o PNUD, o IPEA e a Fundação João Pinheiro. Estamos começando a ter um acervo decente de informações decentes desagregadas por municípios. Veja o link abaixo para um mini-resumo, mas todo o sistema deve estar disponível online nos próximos dias, permitindo consultas e cruzamentos por municípios e por temas. Estarei colocando uma pequena análise no meu site nestes dias. Abraço, Ladislau

http://www.pnud.org.br/arquivos/fs1-idhm-brasil.pdf

(72) Leonardo Marques
08 - 08 - 2013
email

Ladislau,

Acabei de ver no Observatório de Imprensa a entrevista dos caras da mídia ninja. Me destacou que quase 1/3 do programa foi questionando a forma de financiamento do sistema - descentralizado e com uso de meio de pagamento paralelo (eles chamam de "cards"), utilizado, pelo que entendi, para pagamento/compensação dos serviços trocados intragrupo). Se ainda estivesse nos meus dias de universidade, acho que a organização deles é um prato cheio de estudo. Conhece algo a respeito?

(71) A. Vieira
07 - 08 - 2013
email

Sr Dowbor,

Assisti on line ao filme recomendado pelo seu aluno,
Zeitgeist the Film.

www.zeitgeistmovie.com

Achei muito interessante e tambem o recomendo. Gostaria de me aprofundar mais na parte sobre o Federal Reserve e os bancos mundiais.
O Sr teria alguma sugestao bibliografica?

Obrigada

Ana

(70) Nilo Ribeiro
05 - 08 - 2013
email

Caro Professor,

Gostaria de dar uma sugestao para o Sr. e seus atuais alunos sobre um filme, free no youtube, chamado ZEITGEST THE FILM.
Acho o filme interessante e tenho certeza de que ele vai dar muito assunto para discussoes criativas, filosoficas e tambem politicas.

`A proposito:
Em uma das suas entrevistas, que vi no seu blog, dando um exemplo, o Sr. disse que nao tem nada contra a boneca Barbie. Uau!!! O que faz o tempo.
Na minha simploria opiniao ela representa o que ha de ruim neste sistema consumista capitalista.

Um grande abc daqui do exilio londrino e parabens pelo Blog.




 Seu nome *
 Seu e-mail *
 Seu site
 Mensagem *
* Obrigatório

Medidas Antispam
Por favor, insira o texto abaixo no campo antes de enviar a mensagem para o livro de visitas.
1 + 1=