Paywall: the business of scholarship
Menu
SHARE

Paywall: the business of scholarship

O filme mergulha na necessidade de acesso aberto à pesquisa e à ciência, questiona a lógica por trás dos $25,2 bilhões de dólares anuais que fluem para editoras acadêmicas com fins lucrativos, examina a margem de lucro de 35-40% associada à principal editora acadêmica Elsevier e como essa margem é frequentemente maior do que algumas das empresas de tecnologia mais lucrativas como Apple, Facebook e Google.
Autor
Jason Schmitt
Duração
64 minutos
Data
2018

O sistema de controle das publicações científicas no mundo se tornou um obstáculo maior à difusão da ciência. Hoje é um negócio de 25 bilhões de dólares, ganhos por parte de grupos como Elsevier que não têm trabalho senão o de negociar preços, apoiando-se na obrigação dos pesquisadores ganharem pontos (impact factor). É um oligopólio que a pretexto de excelência científica trava o acesso.

Em excelente documentário, veja como funciona a indústria da publicação científica. Ouviram cientistas de primeira linha de numerosos países. E veja as oportunidades abertas pelo Open Access, ArXiv, Sci-Hub e outras iniciativas que tentam generalizar o acesso aos avanços científicos, em particular para as universidades que estão fora do clube dos ricos. Nos EUA já são 15 mil cientistas que boicotam o sistema.

O documentário é em inglês, mas é de primeira importância para o nosso mundo acadêmico. Nesta era de transformações tecnológicas, a batalha pela difusão das pesquisas, em particular das que foram financiadas com recursos públicos, é fundamental. Margens de lucro de 35% sobre o que não precisaram produzir caracterizam um rentismo absurdo, mas sobretudo um entrave aos processos colaborativos de pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos Recebidos
Eduardo M. Rodrigues
– 15 de fevereiro, 2024
– 2p.
Autor de pesquisa sobre a teia de corporações que comanda a economia no Brasil destrincha a situação no campo da saúde e explica como os grandes grupos espalham seus tentáculos e acumulam poder.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.