👏  Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site! O site antigo ainda pode ser acessado aqui. Leia sobre o novo design do site e envie a sua opinião.
O site antigo ainda pode ser acessado aqui.

Cursos

Os livros A Era do Capital Improdutivo e O Pão Nosso de Cada Dia são apresentados também em curtos vídeos, um por capítulo, permitindo que as pessoas organizem cursos online. Generalizar a compreensão dos mecanismos econômicos é importante.

Menu

Pedagogia da Economia

Entender o que acontece com a economia está ao alcance de qualquer pessoa. Não se trata aqui de teorias, e sim do nosso trabalho e do nosso dinheiro. O Instituto Paulo Freire, em parceria com o Professor Ladislau Dowbor, disponibiliza gratuitamente, a íntegra do curso sobre o livro “A Era do Capital Improdutivo”. Você pode assistir e compartilhar livremente este curso, fundamental na atual conjuntura nacional e internacional. São 15 vídeos de 10 a 15 minutos, numa linguagem clara e objetiva, correspondentes a cada capítulo do livro. O curso é em português, não em economês. Você vai entender como a nossa economia está sendo deformada, e como pode ser recuperada.

Pode utilizar com os seus alunos, com a sua comunidade, com o seu sindicato, com os seus amigos. O ideal é que você veja o vídeo e leia o capítulo correspondente, um ajuda o outro. A ideia é ampliar a compreensão do que está acontecendo. Tem tudo a ver com Paulo Freire essa iniciativa de dar às pessoas conhecimentos que facilitem a apropriação da sua realidade. A última coisa que as elites deste país querem, é que as pessoas entendam como estão sendo depenadas. Você já viu alguma escola explicar como funciona o dinheiro, o crédito, o emprego? Daí a ideia de uma “Pedagogia da Economia”. Aproveite, faça o curso e torne-se um multiplicador.

Formato 2 cursos online,
no seu próprio ritmo
Aulas 20 vídeos
Duração 5 horas
(15 min / vídeos)
Materiais
de Leitura
A Era do Capital Improdutivo
O Pão Nosso de Cada Dia
Quero saber mais sobre novos cursos com o Professor
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.

Módulos Online

Perguntas Mais Frequentes

Em que sequência devo assistir aos vídeos e fazer a leitura dos livros?

Os vídeos ajudam na compreensão mas não substituem a leitura dos livros – também disponíveis gratuitamente para download. Recomendamos que você assista aos vídeos a partir da primeira aula, na medida em que complete cada capítulo do livro.  

O Curso é para economistas?

Não exclusivamente. O curso está direcionado para todos aqueles e aquelas que queiram compreender como funcionam os processos produtivos e  quais são os mecanismos e as engrenagens que determinam como funciona a arquitetura financeira a nível nacional e global. Em poucas palavras, se você se interessa pelo que ocorre com nosso dinheiro, esse curso é pra você.

Instituto Paulo Freire Logo

Curso Através do Instituto Paulo Freire

Você pode fazer este curso de maneira mais formal e com certificado, com pequeno custo. Você poderá contar com a experiência do Instituto Paulo Freire para organizar este curso com o Professor Ladislau Dowbor, a partir da experiência da EaD Freiriana: alémdas aulas, disponibilização de uma plataforma digital com várias publicações em PDF, relacionadas ao curso, interatividade entre docentes e participantes, certificação do curso pela Universitas Paulo Freire (Unifreire) e pelo Instituto Paulo Freire, bem como pela instituição parceira que, com o IPF, vir a oferecer o curso.

Contato

Prof. Paulo Roberto Padilha, coordenador geral da EAD Freiriana. (11) 98272-8136 (telefone e whatsapp) ou pelo telefone fixo (11) 3021-5536 – Ramal 3664 Equipe da EaD Freiriana Instituto Paulo Freire.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.