Vocacional: uma aventura humana
Menu
SHARE

Vocacional: uma aventura humana

O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar.
Autor
Toni Venturi
Duração
177 minutos
Data
2011

A juventude é para viver, e não apenas para se preparar para a vida. O documentário “Vocacional: uma aventura humana” de Toni Venturi apresenta uma das experiências educacionais mais ricas vividas no Brasil, baseada no protagonismo dos alunos e na livre construção do conhecimento. E com resultados pedagógicos excepcionais.

3 respostas

  1. Prezado Prof. Dowbor, agradeço muitíssimo esta disponibilidade, em seu blog, do documentário “Vocacional: uma aventura humana” do Toni Venturi. Precisava conhecer este documentário e não encontrava meios para tal. Ouvi falar do Vocacional e de Maria Nilde Mascelani por muitos anos, mas não tinha um conhecimento mais consistente sobre o que foi esta experiência educacional. Obrigado Prof Dowbor, obrigado Toni Venturi. As vicissitudes históricas ocorrem, nos golpeiam, mas a esperança fica porque ela é irmã da resistência.

  2. Vi o filme na tv a cabo e depois localizei-o no “you tube”. Fiquei, positiva e negativamente estarrecido. Sempre estudei em escolas públicas e nunca tive reclamações quanto à qualidade. Cursei o ginásio industrial e o técnico na E. T. Parobé, em Porto Alegre/RS que, de certa forma, ‘lembra’ o Vocacional. Mas este, se continuado, teria posto o Brasil em órbita!!! Grato pela oportunidade de saber um pouquinho mais da verdadeira realidade do nosso País. !!!Abraços e Felicidades para todos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos Recebidos
Eduardo M. Rodrigues
– 15 de fevereiro, 2024
– 2p.
Autor de pesquisa sobre a teia de corporações que comanda a economia no Brasil destrincha a situação no campo da saúde e explica como os grandes grupos espalham seus tentáculos e acumulam poder.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.