O que faz a economia funcionar?
Menu
SHARE

O que faz a economia funcionar?

O presente artigo mostra como funciona o ciclo virtuoso em que a demanda de massa dinamiza a atividade empresarial e o emprego, sendo que ambos geram receitas para o Estado, equilibrando o processo. E mostra como juros exorbitantes endividaram as famílias, as empresas e o Estado, desequilibrando o conjunto.
Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
16 páginas
Originalmente publicado
Data
9 de abril, 2017
ISSN
2447­360X

Tanto os avanços da sociedade nos anos 2003 a 2013, período que o Banco Mundial qualificou de Golden Decade da nossa economia, como o desastre que se seguiu, intrigam pelo contraste.

A leitura dos promotores do golpe, de que as políticas sociais e econômicas de inclusão geraram a crise, constitui um engodo ideológico, narrativa da boa dona de casa que deve gastar apenas o que tem, e que foi martelada incessantemente na mídia dominante. Aqui se trata de mostrar os mecanismos. E não são misteriosos.

O presente artigo mostra como funciona o ciclo virtuoso em que a demanda de massa dinamiza a atividade empresarial e o emprego, sendo que ambos geram receitas para o Estado, equilibrando o processo. E mostra como juros exorbitantes endividaram as famílias, as empresas e o Estado, desequilibrando o conjunto. Finalmente, veremos a deformação do sistema tributário e da fiscalidade em geral, que explica como o marasmo se perpetua. Numa economia em que fazer aplicações financeiras rende mais do que o investimento em bens e serviços, o resultado é justamente o capital improdutivo e o travamento do conjunto.

Pra citar: Revista de Desenvolvimento e Políticas Públicas – v. 1 n. 2 (2017) – ISSN: 2447-360X – p. 154-69, publicação abril de 2018

Clique no botão de Download acima para íntegra do artigo do professor.

A íntegra da REDEPP, Revista do Departamento de Economia da Universidade de Viçosa pode ser acessada aqui.

 

– Prof. Ladislau Dowbor

Uma resposta

  1. As reflexões do prof. Ladislau são brilhantes, li muito o que vem escrevendo, mudou minha visão de mundo, me ensinou que sem conhecimentos básicos de economia não conseguiremos entender a realidade hoje. O prof. Ladislau está de parabéns, enquanto tem um monte de picareta no yuotube com o discursinho sobre ética e outras bobagens, ele vai fundo para esclarecer o que realmente interessa para analisarmos a realidade brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de abril, 2024
– 3p.
We must rationally learn how to cope with irrationality. Meanwhile, politicians have learned how to sail on our worst gut feelings. It works.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.