Holocausto Brasileiro
Menu
SHARE

Holocausto Brasileiro

Autor
Daniela Arbex, Armando Mendz
Duração
90 minutos
Data
2016

Documentário dirigido por  Armando Mendz e Daniela Arbex, jornalista responsável pelo roteiro e  autora de Holocausto Brasileiro (Geração Editorial, 2013), sobre as violações contra os direitos humanos cometidas, ao longo de oito décadas, no Hospital Colônia de Barbacena (MG).

Criado em 1903, o Hospital Colônia de Barbacena foi considerado o maior hospício do Brasil. Na realidade, funcionou como um centro de tortura ao longo de oito décadas, onde aconteciam as maiores barbaridades possíveis. Comparado aos campos de concentração nazista, em suas dependências, 60 mil pessoas foram mortas, sobretudo durante as décadas de 1960 e 1970. Estima-se que 70% dos pacientes não tinham diagnóstico de qualquer tipo de doença mental.

Sugerimos como acompanhamento, a leitura do artigo Hannah Arendt – Além do filme, em que é explicitado  o conceito de “banalidade do mal” trabalhado pela pensadora alemã. Um texto que dialoga com o documentário em questão, dada a violência e desumanização cometidas.

Neste artigo, Dowbor lembra que o mal reside “nos homens de mãos limpas que geram e sustentam um sistema capaz de fazer com que homens banais torturem, em uma pirâmide que vai desde o homem que suja as mãos com sangue até um Rumsfeld que dirige uma nota aos exército americano no Iraque, exigindo que os interrogatórios sejam harsher, ou seja, mais violentos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Livros em Colaboração
Carlos Octávio Ocké-Reis (Org.)
– 7 de abril, 2023
– 320p.
Ipea, Conass e Opas/OMS elaboraram essa excelente ferramenta de trabalho com o intuito de dialogar com a opinião pública acerca da importância decisiva do aumento de recursos para melhorar a gestão do SUS nessa conjuntura pós-pandemia.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.