Share on Facebook161Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Email this to someonePrint this page

 

O autor escreveu uma dissertação particularmente interessante sobre o Programa Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS) na Bahia. Trata-se de uma tecnologia de uso integrado de criação e diversos plantios para maximizar a produção e gerar renda para a agricultura familiar. O adubo dos animais serve para a horta, o sistema de irrigação por gotejamento permite otimizar o uso da água. Trata-se de uma tecnologia relativamente simples que lembra os sistemas integrados dos chineses, em que a produção de peixes, de patos e de horticultura funcionam também de maneira articulada, os subprodutos de um permitindo a produção de outro. No caso do nosso semiárido, trata-se de 1 milhão de quilômetros quadrados e de uma população de 25 milhões de habitantes. É muito relevante.

A tecnologia em si é muito interessante, descrita em detalhe no terceiro capítulo. Mas de utilidade muito mais ampla são os dois primeiros capítulos. Para que funcionem as técnicas, é importante considerar o ciclo completo de produção, que envolve não apenas a própria produção, mas também o apoio tecnológico, a comercialização, o financiamento, o acesso aos insumos e equipamentos. O ciclo completo envolve processos colaborativos, uma visão de desenvolvimento local e de construção de capital social. Tanto sobre o estado presente da discussão sobre o desenvolvimento local, como sobre o capital social, Tiago apresente excelente pesquisa, simples e direta, com bibliografia muito rica.

Isto abre para o que há mais atual nas discussões de novos paradigmas produtivos, com sistemas descentralizados em rede, processos colaborativos locais e regionais, a própria revalorização da pequena escala quando funciona articulada graças à conectividade dos sistemas modernos de comunicação e conectividade. Recomendo fortemente a leitura. É bem escrito, sucinto (128p) muito bem estruturado.

O contato do autor é tiagotrindade.2225@hotmail.com , caso interesse, entre diretamente em contato para obter o arquivo com o trabalho.