Nick Hanauer sobre como dinamizar a economia (TED Talks, 6 min., em inglês bem claro)
Menu
SHARE

Nick Hanauer sobre como dinamizar a economia (TED Talks, 6 min., em inglês bem claro)

Nick Hanauer é um empresário, multibilionário, que se autodefine como um plutocrata. Mas é um plutocrata consciente que traz o argumento mais óbvio e mais comprovado de toda a economia: não é a riqueza no topo que gera empregos, investimento e desenvolvimento, e sim a renda distribuída, a elevação do salário mínimo, as políticas públicas, que ampliam a demanda. E quando a demanda se amplia, haverá quem invista para preenchê-la, criando produtos, empregos e mais investimentos. Hanauer inverte o raciocínio dos ricos, e ajuda a entender o principal mecanismo que rege a economia. O capitalismo, segundo Hanauer, criou hoje "uma sociedade rentista neo-feudal". (Há também uma versão mais ampla de 20 min.)
Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Originalmente publicado
Data

Nick Hanauer é um empresário, multibilionário, que se autodefine como um plutocrata. Mas é um plutocrata consciente que traz o argumento mais óbvio e mais comprovado de toda a economia: não é a riqueza no topo que gera empregos, investimento e desenvolvimento, e sim a renda distribuída, a elevação do salário mínimo, as políticas públicas, que ampliam a demanda. E quando a demanda se amplia, haverá quem invista para preenchê-la, criando produtos, empregos e mais investimentos. Hanauer inverte o raciocínio dos ricos, e ajuda a entender o principal mecanismo que rege a economia. O capitalismo, segundo Hanauer, criou hoje “uma sociedade rentista neo-feudal”. (Há também uma versão mais ampla de 20 min.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos Recebidos
Eduardo M. Rodrigues
– 15 de fevereiro, 2024
– 2p.
Autor de pesquisa sobre a teia de corporações que comanda a economia no Brasil destrincha a situação no campo da saúde e explica como os grandes grupos espalham seus tentáculos e acumulam poder.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.