Inovação Social e Sustentabilidade
Menu
SHARE

Inovação Social e Sustentabilidade

O artigo foca os nossos principais desafios, que são a desigualdade e a destruição ambiental, apresentando as conclusões dos principais relatórios internacionais. Particular ênfase é dada à mudança climática e à concentração da riqueza familiar acumulada, bem como à sinergia entre os problemas sociais e ambientais.
Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
17 páginas
Originalmente publicado
Data
1 de julho, 2009
ISSN
2175-3369

O artigo foca os nossos principais desafios, que são a desigualdade e a destruição ambiental, apresentando as conclusões dos principais relatórios internacionais. Particular ênfase é dada à mudança climática e à concentração da riqueza familiar acumulada, bem como à sinergia entre os problemas sociais e ambientais. Em seguida, trabalha o conceito de sociedade do desperdício, centrando a análise na subutilização da força de trabalho, nas elevadas tarifas e taxas de juros praticadas no mercado brasileiro, na fragilidade das políticas de difusão tecnológica e nas perdas geradas por desacertos na gestão de políticas sociais.

Finalmente, o artigo aborda as alternativas que se apresentam: a necessidade de se elaborar novos indicadores de riqueza; as mudanças no conceito de gestão democrática do setor público; a indispensável democratização das grandes corporações, e o peso crescente da participação organizada da sociedade civil. No conjunto, trata-se de enfrentar de maneira organizada os desafios da redução da desigualdade e do resgate do meio ambiente.

O artigo do professor se encontra entre as páginas 109-125 da Urbe – Revista Brasileira de Gestão Urbana.

2 respostas

  1. Prof. Ladislau,
    Está dando erro no link para acessar o artigo. Fico no aguardo, pois tenho interesse em desenvolver este tema em minha tese.Parabéns pelos seus artigos e obrigado pela livre disponibilização de seu rico material.
    Cordialmente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos Recebidos
Eduardo M. Rodrigues
– 15 de fevereiro, 2024
– 2p.
Autor de pesquisa sobre a teia de corporações que comanda a economia no Brasil destrincha a situação no campo da saúde e explica como os grandes grupos espalham seus tentáculos e acumulam poder.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.