Escadrons de la mort: L’ecole francaise (Os esquadrões da morte: A escola francesa)
Menu
SHARE

Escadrons de la mort: L’ecole francaise (Os esquadrões da morte: A escola francesa)

Nas décadas de 1970 e 1980, as ditaduras militares do Cone Sul da América Latina reprimiram ferozmente seus oponentes, usando técnicas de "guerra suja" em grande escala.
Autor
Marie-Monique Robin
Duração
60 minutos
Data
2003

Há um hiato de conhecimento entre os que viveram os efeitos mais duros da opressão política e policial, e a população em geral, inclusive pessoas normalmente bem informadas. Quem praticou tortura nega, quem as sofreu raramente fala.

No ciclo de ditaduras vivido no final do século na América Latina, apenas agora surgem os dados. Por exemplo como se organizaram, formaram e financiaram os esquadrões da morte, como funcionavam os centros de interrogatórios, que assessoria técnica internacional era disponibilizada. Hoje, com a abertura de arquivos, os dados surgem.

Neste documentário (em francês com legendas em espanhol) vemos como se utilizou a experiência de repressão do Vietnã e da Argélia (milhões de mortos e torturados) para desenvolver os sistemas repressivos latino-americanos. A França, que tanto fala em cultura, teve um papel importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos Recebidos
Eduardo M. Rodrigues
– 15 de fevereiro, 2024
– 2p.
Autor de pesquisa sobre a teia de corporações que comanda a economia no Brasil destrincha a situação no campo da saúde e explica como os grandes grupos espalham seus tentáculos e acumulam poder.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.