14 Educ semiarido capa14 Educ semiarido capaMárcia Moussallem – Terceiro Setor: um ator estratégico – Editora Plêiade, São Paulo, 2014, ISBN 9

AUSTERIDADE PARA QUEM? Balanço e perspectivas do governo Dilma Rousseff

Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo e Pedro Paulo Zahlut Bastos (Orgs.) – Carta Maior e Friedrich Ebert Stiftung, São Paulo, 2016, 352p.

N16 Austeridade para quema queda de braço que se desenvolve entre direita e esquerda nestes anos 2015 e 2016, ficou posta em cheque a política de redução das desigualdades desenvolvida com sucesso desde 2003. Insuflar o ódio irracional é fácil e perigoso, velha forma de fazer política. Aqui temos os argumentos para uma visão racional dos desafios. Um governo de esquerda que se vê obrigado a fazer política de direita não é novidade, e se vê em inúmeros exemplos: entre ganhar no voto e encontrar o espaço político para governar no dia a dia, a distância é grande, em particular com uma mídia oligopolizada e um sistema financeiro poderoso. Temos de reforçar e ampliar a compreensão dos desafios reais para a retomada do desenvolvimento inclusivo, com justiça social, soberania nacional e eficiência produtiva. O presente livro reúne visões de dezenas de pesquisadores.
O capítulo de Dowbor, sobre como o sistema financeiro precisa ser transformado, constitui um resumo do texto “Resgatando o Potencial Financeiro do País”disponível aqui.
O livro completo está disponível em: http://dowbor.org/blog/wp-content/uploads/2013/03/Austeridade-pra-quem_FINAL-web.pdf (Creative Commons)