Diálogos para o Desenvolvimento : A experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social sob o governo Lula – Ipea 2010, vol. 2 – 420 p.

O CDES constitui uma experiência de grande importância, ao assegurar um fórum onde atores sociais que normalmente não conversam – governo, empresas, organizações da sociedade civil, acadêmicos, personalidades, enfim, os atores sociais realmente existentes – podem confrontar as suas visões sobre temas-chave do país. É diferente do espaço mais político como o Congresso, e não o substitui: é um espaço de elaboração de consensos, e de melhor compreensão dos pontos de vista do “outro”. Hoje já temos um CDES na Bahia, em Pernambuco, e estão sendo criados outros inclusive em nível municipal. É o lento aprendizado da construção de pactos de que o Brasil tanto precisa, uma forma de deintermediar a política. O livro traz entrevistas com Tânia Bacelar, Artur Henrique, Jorge Gerdau e outros.. A contribuição de Ladislau Dowbor está no capítulo Brasil: um outro patamar, disponível também neste site em Artigos Online. Organizado por José Celso Cardoso, José Carlos dos Santos e Joana Alencar, o livro na íntegra está disponível no link http://bit.ly/fr8AR7

Plataforma Cidades Sustentáveis – 2010, 80 p., disponível online.

http://www.cidadessustentaveis.org.br/downloads/publicacaoweb.pdf

Trata-se de uma publicação da Rede Nossa São Paulo, trabalho simples de sistematização das questões centrais para a administração urbana, visando cidades justas e sustentáveis. São 12 temas, como governança, mobilidade, saúde, educação, meio ambiente etc. Cada tema tem uma apresentação, e exemplos de boas práticas inovadoras em várias regiões do mundo. Excelente instrumento de trabalho para gestão local. Foi coordenado por Mauricio Broinizi e Ladislau Dowbor.

Políticas para o desenvolvimento local – Ladislau Dowbor e Márcio Pochmann (Orgs.), Perseu Abramo, São Paulo 2010, 390 p..

São 16 artigos escritos por autores que se caracterizam ao mesmo tempo pela experiência prática pessoal e por ampla visão das iniciativas em curso, em diversas partes do país. Cruzar, em um mesmo volume, contribuições que apresentam as formas de utilização das tecnologias mais avançadas na gestão local, com outras que estudam as soluções de mudança organizacional, e outras ainda que sugerem o potencial das articulações intermunicipais, pemite que um prefeito, um vereador, um empresário ou um dirigente comunitário aprofundem a visão das novas potencialidades do desenvolvimento local. http://www.fpabramo.org.br e

GESTÃO SOCIAL COMO CAMINHADA PARA A DEFINIÇÃO DA ESFERA PÚBLICA

Paula Chies Shommer e Rosana de Freitas Boullosa (orgs.) coleçao Enapegs V.5, Editora UDESC, 2012, 354 p.

ENAPEGS – Encontros nacionais de pesquisadores em gestao social, reune-se todo ano para discutir questoes de gestao social. Tornou-se um ponto de referencia para inumeros pesquisadores que buscam novos rumos. O livro traz estudos de gestao de politicas sociais, do territorio, estudos teoricos. Vale a pena. O capitulo de Ladislau Dowbor é sobre estrategias para o Brasil.

Livro disponível para download aqui