Il Caso Mattei (O Caso Mattei)
Menu
SHARE

Il Caso Mattei (O Caso Mattei)

Enrico Mattei, como combatente contra o nazismo pela liberdade, como investigador em uma empresa pública de gás metano e como chefe de um órgão estatal que desenvolve recursos petrolíferos ajudou a mudar o futuro da Itália. Em outubro de 1962, seu avião particular caiu no aeroporto de Milão. Sua morte foi dada como acidental, mas muitos jornalistas acreditam em outras causas para sua morte.
Autor
Francesco Rosi
Duração
Data
1973

Belíssimo filme sobre Enrico Mattei, que dirigiu a defesa do controle nacional do petróleo na Itália do pós guerra. Mattei, junto com o então ministro de relações exteriores da Argélia Bouteflikha, organizaram a OPEP.

Antes da OPEP, os países produtores de petróleo recebiam em média 50 centavos de dólar por barril de petróleo extraído. O avião de Mattei foi sabotado, morreu no acidente, como morreram as pessoas que foram encarregadas de investigar o acidente.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos Recebidos
Eduardo M. Rodrigues
– 15 de fevereiro, 2024
– 2p.
Autor de pesquisa sobre a teia de corporações que comanda a economia no Brasil destrincha a situação no campo da saúde e explica como os grandes grupos espalham seus tentáculos e acumulam poder.

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.