O panorama do debate conceitual em torno dos indicadores de desenvolvimento sustentável
Menu
SHARE

O panorama do debate conceitual em torno dos indicadores de desenvolvimento sustentável

O conhecimento e os dados necessários para o desenvolvimento de novos indicadores compõem uma questão crítica abordada ao longo de todo o trabalho.
Autor
Renan de Carvalho Pinto Moy
Tamanho
135 páginas
Originalmente publicado
Data
25 de maio, 2011

Dissertação de mestrado na Pós-Graduação em Economia da PUC-SP, defendida em 25 de maio de 2011. Orientador prof. João Machado, banca prof. Hélio Silva e Ladislau Dowbor.

Renan Moy nos traz uma boa sistematização dos argumentos relativos aos indicadores de desenvolvimento sustentável. A primeira parte aborda as limitações das visões tradicionais, em particular dos neoclássicos, que se concentram na produtividade e alocação racional dos recursos. Consideram basicamente que os recursos esgotados tendem a encontrar substitutos. Vamos consumir, o que gera bem estar material individual.

Há um problema, naturalmente, pois somos 7 bilhões de habitantes, os neoclássicos viviam num planeta de 1,5 bilhão. E a cada ano temos 75 milhões de habitantes a mais, um Egito, e todos querendo consumir mais. Floreios teóricos a parte, estamos esgotando o planeta. E todos estamos centrados numa cifra, o PIB, que mede apenas o ritmo de uso dos fatores, sem indicar os custos sociais, os recursos naturais que se esgotam, as próprias mudanças do paradigma energético que temos pela frente.

Os que têm os pés no chão e se dão conta dos desafios planetários estão trabalhando na geração de indicadores realistas. Literatura importante, essencialmente em inglês, que aqui se encontra em português e bem sistematizada e discutida. Um excelente instrumento de trabalho sobre um tema essencial que está na base da reformulação não só das nossas contas, mas da teoria econômica em geral. Estamos esgotando o planeta para favorecer um consumo irresponsável de minorias, preparando tragédias hoje visíveis no horizonte. Vale a pena acessar o trabalho.

2 respostas

  1. Boa Noite professor Dowbor,

    A primeira vez que lhe vi falando foi na apresentacão do FIB no sesc Pinheiros.
    Depois vi seu nome e sua entrevista num material do Aprendiz, de meu amigo Dimenstein.
    Foi aluno de Administração e Economia da PUC-SP.
    Estou atualmente num projeto de desenvolvimento de bairro através da educação e desenvolvimento sustentátel e gostaria de marcar um horário para uma conversa com o SR.
    Por favor me diga horário e local melhores
    Grato pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de abril, 2024
– 3p.
We must rationally learn how to cope with irrationality. Meanwhile, politicians have learned how to sail on our worst gut feelings. It works.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.