Redes de Colaboração Solidária: a Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras, Fortaleza/CE
Menu
SHARE

Redes de Colaboração Solidária: a Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras, Fortaleza/CE

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Originalmente publicado
Data

Dissertação de Mestrado em Administração, PUC-SP, defendida em outubro de 2009, orientação de Ladislau Dowbor. Banca com os professores Arnoldo de Hoyos Guevara e Ângelo Palmisano. Contato com o autor para obter cópia [email protected]

O estudo de Flávio Foguel retrata a evolução de uma comunidade pobre em dinheiro e rica em idéias. Foi expulsa do litoral onde empresas estrangeiras estão investindo em turismo de luxo, e deslocada para um lamaçal. Em 35 anos esta comunidade de 32 mil habitantes fez uma reviravolta nos seus destinos que a tornam objeto de numerosos estudos. O enfoque do Flávio é sobre a dimensão de “redes de colaboração” que esta experiência constitui. Iniciaram pelo mais urgente, o saneamento, portanto organizando-se em torno do que a população sentia como essencial. Uma vez organizada, a comunidade passou a desenvolver outras infraestruturas, atividades produtivas, até criar um banco comunitário de desenvolvimento e até moeda própria. Na era da globalização, mostram como o essencial do nosso cotidiano pode ser regido pelos espaços locais. O conceito chave talvez seria o de “apropriação” do processo de desenvolvimento.

 

A experiência desafia naturalmente tudo o que se tem escrito sobre a “viabilidade” das pequenas comunidades, ou o problema da escala do desenvolvimento. Através dos seus canais de financiamento e de comercialização, escapam dos intermediários e dos seus custos. Utilizam sim redes de apoio e solidariedade de outros movimentos sociais. Fazem uso de aportes técnicos de consultores, mas escolhidos por eles e de acordo com as necessidades indicadas pela comunidade. Hoje são conhecidos não só pelo banco comunitário de desenvolvimento (já há 48 iniciativas semelhantes no Brasil,) e a moeda própria, mas pelo seu cartão de crédito “Palmacard”, as suas roupas “Palmafashion”, o seus produtos de limpeza Palmalimpe, o seu polo de pesquisa Palmatech, suas iniciativas de agricultura urbana. O mercado interno provou ser amplo, e fonte de identidade. A moeda própria assegura que a economia gire em função das necessidades da comunidade, e não de pressões corporativas. A moeda e o banco próprios geraram um processo social de produção e troca articulado como o entorno econômico de Fortaleza, mas essencialmente endógeno.

 

No trabalho, tanto encontramos a apresentação de como esta comunidade evoluiu e se organiza, como as “pontes” teóricas com os conceitos de economia solidária (Paul Singer), de redes (Castells), de capital social (Putnam), de desenvolvimento local (Dowbor), de empreendedorismo social (Yunus). Vale a pena.

Autor: Flávio Henrique dos Santos Foguel

Uma resposta

  1. Boa tarde , gostaria de saber se a mesma possui um trabalho direcionado aos jovens , tipo uma oficina de serigrafia , caso sim ok , caso não estou divulgando meus serviços de serigrafia , uma maneira de estimular os jovens ao trabalho artesanal de serigrafia .
    Att : Cristiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de março, 2024
– 3p.
The complex social deformations we face have become a tightly knit system. But the key to bringing society on a more democratic track starts precisely with understanding how the knots are tied. We just finished COP28, twenty-eight years suggesting we have a problem. It is not a problem, it is a catastrophe.
Artigos Recebidos
Jayati Ghosh
– 14 de março, 2024
– 3p.
Jayati Ghosh nos traz aqui o óbvio: precisamos rever o próprio conceito de ciência econômica. É muito impressionante a dificuldade que temos em adequar o ensino de economia aos novos desafios. Mas o mundo mudou demais, com as novas tecnologias e a revolução digital, para que continuemos a repetir o exemplo de Adam Smith, de que o bom padeiro buscando o seu lucro, e não o bem comum, as coisas irão funcionar.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.