Agenda for a new economy: From phantom wealth to real wealth – David. C. Korten, Berrett-Koehler, San Francisco, 2009, 978-1-60509-289-8
Menu
SHARE

Agenda for a new economy: From phantom wealth to real wealth – David. C. Korten, Berrett-Koehler, San Francisco, 2009, 978-1-60509-289-8

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Editora
Ano

Estão começando a sair livros de avaliação sistêmica da crise financeira que vivemos. Publicado em fevereiro de 2009, e atualizado até finais de janeiro, o livro de David Korten é o resultado de um esforço intensivo de organização de dados e de propostas, capitalizando informações que vinha sistematizando nos últimos anos, e já incorpora toda a fase de eclosão da crise, inclusive os programas de Barack Obama.

David Korten ficou mundialmente conhecido ao escrever o que é ainda a melhor introdução à compreensão da dinâmica das corporações transnacionais, Quando as Corporações Regem o Mundo. A sua segunda obra publicada no Brasil, pela Vozes, A Sociedade pós-corporativa, é essencialmene propositiva, muito mais centrada na visão das alternativas que temos para criar uma economia e um processo de desenvolvimento que tenham pé e cabeça. O livro que acabamos de receber, Agenda for a New Economy, junta o conhecimento de primeira linha que o autor tem dos processos de globalização financeira, com as propostas práticas de construção de uma economia mais humana. Ao mesmo tempo que apresenta os mecanismos que geram a crise, Korten busca as oportunidades que se abrem para uma reforma mais ampla do casino global.

No conjunto, o autor considera que Wall Street, no que simboliza de desvio de capitais para atividades especulativas, é um sistema ultrapassado, desvinculado das necessidades prosaicas do mundo moderno, sendo inócuas as tentativas de salvá-lo. Usando a imagem da espaço-nave terra, Korten sugere que o faroeste financeiro onde qualquer esperteza é válida para os poderosos arrancarem o que puderem, simplesmente nos leva para o desastre. Numa espaço nave, que depende vitalmente de recursos que são escassos e não renováveis, cada agente econômico tem de pensar também na sua contribuição. Em termos éticos, devemos assegurar o básico para todos. Os excessos de pobreza e de riqueza são vistos como patológicos para o funcionamento equilibrado da sociedade. Numa proposta distribuida em 12 pontos básicos, Korten traz o que pode ser qualificado de uma “agenda do bom senso”.

Korten é um caso interessante: trabalhou muitos anos com a Usaid, participou de diversos programas de apoio ao desenvolvimento de regiões mais pobres, e foi adotando uma visão mais crítica não por leituras teóricas mas por ver como o sistema funciona. Hoje dirige uma ONG e faz um trabalho intenso de divulgação de alternativas de organização econômica e social. É sem dúvida um dos pensadores mais criativos da atualidade.

Trata-se aqui de um ensaio, livro pequeno, de leitura simples, mas extremamente rico em propostas práticas. Neste momento em que todos somos chamados a repensar os nossos rumos, é um grande aporte, uma das melhores leituras de economia aplicada, e extremamente “colado” no drama da crise financeira que vivemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de abril, 2024
– 3p.
We must rationally learn how to cope with irrationality. Meanwhile, politicians have learned how to sail on our worst gut feelings. It works.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.