Prosper: desintermediação comercial e financeira (vídeo 15 min.) – Out 2008
Menu
SHARE

Prosper: desintermediação comercial e financeira (vídeo 15 min.) – Out 2008

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Originalmente publicado
Data

“A atividade bancária é essencial, mas os bancos não o são”. Esta é a visão do pessoal que criou Prosper, um sistema baseado na internet onde a atividade de crédito foi desintermediada: um vizinho que tem reservas, e outro que tem necessidades, emprestam um para o outro, e racham o que o banco ganharia. Além disso, evitam-se taxas, tarifas, sistemas complexos de garantias. O mecanismo é simples, é claramente descrito no vídeo abaixo. Nesta fase da crise financeira, o dono de um pequeno capital encontra muito mais rentabilidade e garantia ao dispersar os seus empréstimos entre vários tomadores, pode trabalhar com a comunidade, pedir referências de vizinhos etc. E o essencial: funciona. Não para financiar a GM, claro, para isto é preciso intervenção de grandes bancos, mais sólidos, como sabemos. São cerca de 15 minutos, o vídeo é legendado. Os primeiros minutos do video são sobre Craiglist, um sistema de desintermediação comercial (fugir dos atravessadores) também interessante. Acesse:


https://www.idealtv.com.br/midiacenter/?videoid=dd225ea6b394683f10e71531fba963a8

Autor:Craiglist e Prosper

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de abril, 2024
– 3p.
We must rationally learn how to cope with irrationality. Meanwhile, politicians have learned how to sail on our worst gut feelings. It works.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.