Dissertação de mestrado em Administração orientada pelo professor Antonio Vico Mañas, defendida em maio de 2007 na PUC-SP; participam da banca Arnoldo Hoyos Guevara e Ladislau Dowbor

Biblioteca da PUC-SP, ou na pós graduação em Administração, 11-3670.8513 ou com o autor roberto.galassi@terra.com.br
Roberto Galassi tem uma longa vivência na área da responsabilidade social empresarial, e capitaliza a experiência nesta pesquisa sobre como se entrentam os problemas concretos de gestão destas políticas em 10 grandes empresas. O autor selecionou empresas grandes, dominantemente multinacionais instaladas no Brasil, e estuda como estas empresas organizam as suas ações de RSE, com particular ênfase no papel das áreas de Recursos Humanos, a hoje chamada gestão de pessoas. É interessante ver os diferentes níveis e formas de articulação das iniciativas de RSE nas empresas, organizadas para o lucro, mas precisando hoje acrescentar dinâmicas que obedecem a lógicas e a uma cultura diferentes. A dissertação constituirá um apoio muito sério para quem queira desenvolver pesquisa sobre o tema. A bibliografia é ampla, o trabalho é bem escrito, e a apresentação sistemática dos problemas da gestão constitui um aporte significativo.
Para muita gente, a corporação é mais um fator de problemas do que de soluções, e não há dúvida de que é frequentemente o caso. No entanto, as transformações hoje necessárias não se farão sem estas empresas, e a sua lenta modernização em termos sociais e ambien tais é simplesmente necessária.

Dissertação disponível na Pós-graduação em Administração da PUC de São Paulo, na biblioteca da instituição ou com o autor.
Autor: Roberto Galassi Amaral