Enigmas da Modernidade-Mundo
Menu
SHARE

Enigmas da Modernidade-Mundo

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Editora
Ano

Octavio Ianni, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2000.

Octavio Ianni soltou a veia poética, e nos brinda com um texto científico imensamente rico na abrangência da visão, e de grande beleza na forma. Emergem, na realidade, visões que já estavam presentes em textos anteriores, mas que agora parece que alçam vôo. Segmentos de raciocínio adquirem forma e coerência integrada: “há uma nova realidade cultural no mundo.”

“Ocorre que todos, indivíduos e coletividades, se constituem como atores de um vasto e infindável espetáculo. Um espetáculo que se desenrola em vários palcos, diferentes, separados, justapostos e mesclados. Um desses palcos tem sido a nação, palco no qual se encontra uma profusão de cenários,que se alteram, rearranjam ou transformam, conforme o jogo das forças sociais. Todos, indivíduos e coletividades, são reais, como personagens: principais e secundários, conscientes e inconscientes, assumidos e sonâmbulos. Formam-se ao acaso, na trama das relações sociais e no jogo das forças sociais. São carentes, inacabados, mutilados ou desesperados, assim como podem ser assumidos, exigentes, autoconscientes. Podem ser mandantes, dirigentes ou dominantes, assim como humilhados, subalternos ou alienados. Nesse sentido é que a nação ´pde ser vista como um imenso palco, no qual se desenrola um vasto e infindável espetáculo, onde uns e outros buscam ou afirmam seu papel, fisionomia e identidade, ou autoconsciência, descortino e humanidade” (177)

Não é bonito? Não há como não lembrar o sentimento que Shakespeare sempre apresentou ao traduzir a grandiosidade e a pequenez dos nossos espetáculos: “Life is but a walking shadow, a poor player that frets and struts his hour upon the stage, and then is heard no more. It is a tale, told by an idiot, full of sound and fury, signifying nothing”. O que se sento no texto do Ianni, no entanto, não é uma desilusão, e sim um fascínio com o nosso drama humano. E um aporte fundamental em termos metodológicos, ao abrir de forma radical o leque de questionamentos, visões que em outros textos já se encontravam no enfoque de “ruptura epistemológica”, mas que agora encontram forma, difusa ainda, porque a mudança que vivemos ainda não se cristaliza senão de forma insegura, mas que rompe integralmente com visões por vezes estreitas que herdamos do debate político.

As técnicas, naturalmente, não bastam. “De tanto organizar, sistematizar, contabilizar, calcular, burocratizar, modernizar ou racionalizar, o homem moderno acaba por se ver metido em uma prisão de ferro, provavelmente sem porta nem janela. De repente, se vê delimitado, confinado,m subordinado, adjetivado, administrado. O seu engenho e a sua técnica traduzem-se em redes, emaranhados, teias, prisões. Aos poucos, as criaturas submetem o criador, como em um mundo cada vez mais fantasmagórico.” (186)

Ianni visita as grandes sombras que constituem os nossos pontos de referência mais ou menos assumidos, Hamlet ou Dom Quixote, Maquiavel ou Kafka, Marx e Weber, numa pintura que é impressionista no método, ao trabalhar com manchas que só adquirem sentido com certa distância, mas profundamente humanista no objetivo.

A leitura, curiosamente, nos deixa com um profundo sentimento de felicidade, de reconciliação com os personagens, a coreografia, o espetáculo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Artigos
Ladislau Dowbor
– 9 de abril, 2024
– 3p.
We must rationally learn how to cope with irrationality. Meanwhile, politicians have learned how to sail on our worst gut feelings. It works.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.