World Information Report 1997/98 -UNESCO, Paris, 1997, 92-3-103341-7
Menu
SHARE

World Information Report 1997/98 -UNESCO, Paris, 1997, 92-3-103341-7

Autor
Ladislau Dowbor
Tamanho
Editora
Ano

Trata-se de uma publicação de primeira importância. Pela primeira vez a UNESCO (ou qualquer instituição, pelo que eu saiba) realiza um esforço tão amplo de avaliação da autêntica revolução que está ocorrendo no planeta, como resultado da articulação das novas tecnologias com a nova importância do conhecimento no conjunto das nossas atividades. Trata-se, como disse Al Gore sem nenhum exagero, de “mudanças dramáticas na civilização”.

O relatório estuda como esta revolução está transformando as escolas, a nova profissão de gestão de informação que emerge, como está sendo transformada a saúde, o impacto sobre os processos produtivos e assim por diante.

Estarei comentando ainda este livro em torno aos capítulos individuais: são 32 autores que estudam diversos aspectos das transformações em curso.

O diretor geral da Unesco, Federico Mayor, não exagera ao escrever: “We are embarked upon an information revolution that promises to open a new era in human history, with consequences as far reaching as those of the agricultural and industrial revolutions”.

O livro tem 387 páginas, é um instrumento de trabalho precioso, para todos que entendem que tecnologia não é para ficar deslumbrado: é para assimilar e transformar em instrumento de libertação.

https://unesdoc.unesco.org/images/0010/001062/106215e.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Receba recomendações de leitura no seu email.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.
Livros em Colaboração
Carlos Octávio Ocké-Reis (Org.)
– 7 de abril, 2023
– 320p.
Ipea, Conass e Opas/OMS elaboraram essa excelente ferramenta de trabalho com o intuito de dialogar com a opinião pública acerca da importância decisiva do aumento de recursos para melhorar a gestão do SUS nessa conjuntura pós-pandemia.
Entrevistas
Campanha Nacional por Direitos Sociais
– 24 de março, 2024
– 27 min.
Participei da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais, realizada nos dias 23 e 24 de março de 2024. O problema chave que enfrentamos não é de falta de recursos, e sim de organização política e social.
Assine a newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Nós não compartilhamos o seu email com ninguém. Você receberá em média um email por mês.